sexta-feira, 11 de maio de 2018

Marrocos expulsa membros da Emaús Internacional do Sahara Ocidental



El Aaiún (capital ocupada da RASD), 11 de maio de 2018 (SPS). Hoje, sexta-feira, as autoridades de ocupação marroquinas impediram uma delegação sueca de visitar as zonas ocupadas do Sahara Ocidental, onde pretendiam realizar uma reunião com membros da Associação Saharaui de Vítimas de Violações Graves cometidas pelo Marrocos (ASVDH).
A delegação era composta pelos cidadãos suecos, Caroline Nord e Juan Abergon, representantes da Emaús International, que planeavam fazer uma visita de trabalho ao Sahara Ocidental durante uma semana no âmbito da associação com a organização saharaui ASVDH e verificar o estado dos direitos humanos na região.
Os ativistas suecos foram expulsos de El Aaiún no mesmo avião em que haviam embarcado no aeroporto de Casablanca.
Embora as resoluções da ONU tenham exigido a Marrocos que abra o território a observadores internacionais, ativistas de direitos humanos e a jornalistas, a ocupação marroquina continua a vetar a entrada de qualquer observador internacional para continuar cometendo violações sérias de direitos humanos e reprimindo para os saharauis nas áreas ocupadas do Sahara Ocidental.
A Emaús International, criada por Abbé Pierre em 1971, é uma macro-organização formada por 350 organizações membros que trabalham em 37 países da África, América, Ásia e Europa e que lutam pelo respeito dos direitos humanos no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário