sábado, 19 de maio de 2018

Espanha: mais de 60 representantes políticos pedem o fim da ocupação do Sahara Ocidental





Saragoça, 19 de maio de 2018 (SPS/EFE).- Mais de sessenta representantes políticos de catorze parlamentos regionais e do Congresso dos Deputados exigiram hoje em Saragoça a cessação da ocupação do Sahara Ocidental por parte de Marrocos e a realização do referendo de autodeterminação bloqueado desde 1992.
As Cortes de Aragão acolheram neste fim de semana a XXII Conferência dos Intergrupos Parlamentares “Paz e Liberdade para o Povo Saharaui”, um fórum de debate sobre a luta do povo saharaui, em que também participaram associações da sociedade civil.
As diferentes delegações, que chegaram ontem à capital aragonesa, iniciaram hoje a jornada de trabalho no Palácio da Aljafería que terminará com a chamada Declaração de Saragoça, edm que se fará um novo apelo à comunidade internacional.
Este encontro contou com a presença de um representante do Conselho Nacional Saharaui, Edih-Mohamed Sidna Deich, que agradeceu o apoio das instituições espanholas, pois ela constitui uma "injeção moral" e um "passo em direção à conquista da liberdade".
"Pedimos que prossigam com esse apoio e o estendam ao governo central, para que a Espanha desempenhe um papel mais ativo na busca de uma solução", disse ele.
Quarenta e cinco anos depois da proclamação da Frente Polisario, o povo saharaui está mais determinado do que nunca a continuar resistindo e a intensificar uma luta que "sempre será pacífica, desde que não nos forcem ao contrário", afirmou.
Por seu turno, a delegada da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) em Espanha, Jira Bulahi, valorizou a "dimensão" desta reunião com a ajuda de representantes políticos que "têm consciência da responsabilidade histórica, legal e moral" que recai sobre o Estado espanhol por uma descolonização inacabada ".



Sem comentários:

Enviar um comentário