sábado, 10 de fevereiro de 2018

Polisario expressa profunda preocupação com as renegociações em curso para incluir o Sahara Ocidental no acordo comercial UE-Marrocos



Mohamed Sidati, representante da Frente Polisario e da RASD na Europa.


Bruxelas, 9 de fevereiro de 2018 (SPS) - O representante da Frente Polisario na Europa, Mohamed Sidati, expressou sexta-feira a preocupação da Polisario pela renegociação dos acordos comerciais da UE e Marrocos após recentes debates com funcionários da Comissão Europeia, de acordo com o comunicado de imprensa da Representação do Polisario na Europa.

Nesse sentido, o representante da Frente Polisario para a Europa sublinhou que as "discussões abrangeram uma vasta gama de questões, das tentativas em curso de incluir o Sahra Ocidental em acordos comerciais entre a UE e Marrocos sem o consentimento do povo saharaui através de do seu legítimo representante A Frente Polisario, à necessidade de a UE desempenhar um papel mais proaCtivo no apoio aos esforços para revitalizar o processo de paz da ONU. Congratulamo-nos com o convite da Comissão Europeia para discutir estas questões; e espero que signifique o primeiro passo para uma abordagem mais construtiva por parte da Comissão ".

Durante a reunião, Sidati expressou a profunda preocupação da Polisario sobre as negociações em curso para incluir o Sahara Ocidental no acordo comercial da UE com Marrocos e a ausência de um processo transparente, legal e credível para obter o consentimento da Frente Polisario, o representante legal do povo saharaui.

O dirigente saharaui ressaltou que qualquer acordo económico entre a UE e Marrocos que não exclua explicitamente o Sahara Ocidental continuará a fortalecer a ocupação ilegal de Marrocos. A este respeito, reiterou a sua confiança na legislação da UE e na vontade da Frente Polisario de voltar ao Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias relativamente a estes assuntos.

Simultaneamente, reiterou o compromisso inequívoco da Polisario com o processo de paz da ONU através de um envolvimento contínuo e construtivo com os esforços do Enviado Pessoal do Secretário Geral das Nações Unidas, Horst Köhler. Neste contexto, lembrou a Comissão da relevância da evolução da UE no processo político das Nações Unidas e da necessidade de garantir que não haja obstáculos aos esforços da Köhler.

O diplomata saharaui lembrou que a Frente Polisario continua aberta e pronta para um engajamento construtivo no domínio do comércio e cooperação com a UE no âmbito do direito internacional e da UE. "Um futuro sustentável, estável e próspero para o Magrebe só é possível através do respeito mútuo do direito internacional, da justiça, do princípio da autodeterminação, dos direitos humanos fundamentais e dos valores", concluiu o diplomata saharaui.


Sem comentários:

Enviar um comentário