sábado, 6 de janeiro de 2018

Sahara Ocidental: os reveses do lobbying de Marrrocos para influenciar a posição dos EUA




Washington, 04 jan 2018 (SPS) O intenso lobbying realizado em 2017 por Marrocos para influenciar a posição dos EUA sobre a questão saharaui foi marcado por um fracasso apesar das grandes somas gastas em Washington para influenciar a política dos EUA em relação ao Sahara Ocidental.

Rabat sofreu um novo revés diplomático quando o Senado rejeitou, em outubro passado, uma disposição do orçamento federal dos EUA para o ano de 2018, que autorizava Marrocos a gastar assistência financeira norte-americana no Sahara Ocidental.

A medida apresentada no Congresso sob a inspiração do lobby marroquino na Câmara dos Representantes visava reconhecer Marrocos como potência administrante nos territórios ocupados, mas estava em contradição com a posição da administração americana que definiu em 2016 uma recusa categórica para implementar esta disposição.


Foi preciso a intervenção do Senado para derrotar essa tentativa de influir aquele que tem sido uma posição oficial constante da administração dos EUA.

Mais afirmativamente, a câmara alta do parlamento dos EUA observou no capítulo do orçamento sobre o financiamento das operações do Departamento de Estado no exterior que "nada nesta lei deve ser interpretado como uma mudança na política dos Estados Unidos. Unidos no Sahara Ocidental, que é encontrar uma solução pacífica, duradoura e mutuamente aceitável para o conflito ".

Retificando a disposição da Câmara dos Representantes, o texto especifica que qualquer financiamento que seja concedido aos territórios saharauis ocupados será gerido pela Missão para o Referendo no Sara Ocidental (Minurso) em consulta com o Senado.

Não se poderia mais claro nesta questão: o Senado dos EUA confirmou que os territórios saharauis ocupados estão sob a jurisdição da ONU e não de Marrocos.

Rabat, que esperava uma mudança na posição dos EUA, também dependia da nomeação do acadêmico Peter Pham, chefe do Escritório de África do Departamento de Estado.
Rabat esperava uma alteração da posição americana apostando na nomeação do universitário Peter Pham à cabeça do Bureau África do Departamento de Estado.



Peter Pham, uma fonte habitual da agência de informação marroquina  (MAP), conhecido também pela sua proximidade a Rabat, era um dos pretendentes a este cargo político de importância para África.

Mas o lobby marroquino sofreu um segundo revés diplomático quando a nomeação deste académico foi bloqueada pelo Senado após as objeções levantadas pelo senador de Oklahoma, James Inhofe, que argumentou que a posição de Pham sobre o assunto era "Incompatível" com a qualidade de funcionário do Departamento de Estado, de acordo com revelações de altos funcionários dos EUA, noticiadas no verão passado pela “Foreign Policy”.

O influente senador e grande amigo do Sahara Ocidental considerou que a administração americana deveria ter uma posição mais firme sobre o status dos territórios saharauis ocupados.

Após vários meses de tergiversações, a administração Trump nomeou para o cargo Donald Yamamoto em setembro passado, um profundo conhecedor de África, de acordo com vários observadores em Washington.

De resto, a posição americana não alterou se alterou em relação à questão saharaui, apesar das múltiplas tentativas feitas por Marrocos de a fazer infletir através do seu lobby no Congresso.

O Departamento de Estado continua a manter os territórios saharauis na sua lista de dependências e territórios com soberania especial, cujo estatuto final continua por determinar.

Irritados pela falta de vontade do Marrocos de retomar as negociações, os Estados Unidos não esconderam sua preocupação com o processo de paz paralisado e alertaram em abril, logo após a votação da resolução que prolongou o mandato da Minurso, que "iriam acompanhar de perto os progresso no terreno" numa mensagem mal velada para Marrocos.

Para Washington, os bloqueios colocados à Minurso levaram o Conselho de Segurança a concentrar o seu debate em "detalhes operacionais muito específicos" em vez de se concentrar na sua verdadeira missão de realizar um referendo sobre a autodeterminação.

Fonte: SPSRASD – Agência de informação

Sem comentários:

Enviar um comentário