segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Territórios ocupados: exploração petrolífera ilegal perto de Dakhla




Londres, 30 de outubro de 2017 (SPS)-. O Observatório dos Recursos Naturais saharauis (WSRW) revelou este sábado no seu relatório a existência de operações ilegais de exploração petrolífera levadas a cabo pela segunda vez pela companhia norte-americana Kosmos Energy perto de Dakhla, no extremo sul do Sahara Ocidental ocupado.

Já no seu relatório de fevereiro passado o Observatório advertia que se estavam levando a cabo atividades de prospeção ilegal pela mesma empresa.

No seu último relatório, o WSRW revela que "um navio de exploração offshore e um navio de propriedade da Kosmos Energy realizam, no local de Bir Kara, manobras usadas apenas para determinar as reservas de petróleo". Este local é precisamente o mesmo onde "a empresa norte-americana iniciou as primeiras sondagens de petróleo no Sahara Ocidental".

O Observatório dos Recursos Naturais saharauis sublinha que a Kosmos Energy “manipulou os seus acionistas ao ocultar-lhes documentos de direito internacional que definem o Estado do Sahara Ocidental”.

A Kosmos Energy há anos que tem estado ativa na prospeção e perfuração de petróleo e gás nas costas saharauis ocupadas, com a autorização da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos e Minas, um companhia propriedade do Estado ocupante marroquino, recorda  o WSRW.


A exploração da Kosmos Energy nesta área com a autorização das autoridades de ocupação marroquinas “é uma violação das resoluções do Conselho de Segurança, nomeadamente na opinião do ex-Assessor Jurídico do Conselho, Hans Corell, que afirmou que qualquer exportação dos recursos naturais no Sahara Ocidental constituem uma violação do direito internacional, já que esta atividade não está de acordo com a vontade e o interesse do povo saharaui”, conclui o relatório.

Sem comentários:

Enviar um comentário