quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Relatório do Departamento de Estado dos EUA afirma que Marrocos é “o maior produtor e exportador de cannabis”


  
Washington, 24/10/2017 (SPS)- O Departamento de Estado norte-americano defendo num relatório intitulado ‘Branqueamento de dinheiro e crime financeiro’, publicado em março de 2017, que “Marrocos é o maior produtor e exportador no mundo de cannabis, segundo o Departamento das Nações Unidas de Drogas e Crime”, o que supõe que  cerca “de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) de Marrocos” provenha das drogas.

“Representantes do Governo de Marrocos, haviam reconhecido que Marrocos é um ponto de trânsito da Cocaína que provem da América Latina para a Europa”, afirma o relatório, antes de constatar a “deficiência do sistema legal marroquino”, assim como a passividade das autoridades.

Por outro lado, o Departamento de Estado fala do branqueamento de capitais como atividade principal que acompanha o “negócio das drogas”. “Continua a ser possível depositar grandes quantidades de dinheiro em bancos sem que se declare a sua origem”, diz o documento sobre a colaboração do sistema bancàrio marroquino com as operações que efetuam os traficantes com o objetivo de branquear o seu dinheiro.


Finalmente, o documento que trata da questão da droga e do crime financeiro, conclui que a "localização geográfica de Marrocos, como porta de entrada para a Europa, torna o país do Magrebe ideal para operações de trânsito", o que faz com que um grande setor em Marrocos esteja ligado às atividades ilegais, como a produção e exportação de drogas.

Sem comentários:

Enviar um comentário